Porque Trabalhar com Conteúdo Orgânico

Você provavelmente já deve ter se cansado de tanto ver anúncios ao navegar na internet e pensou que talvez essa seja a única forma de alcançar seu público on-line.

Porém, através deste artigo irá descobrir como o Conteúdo Orgânico pode ser efetivo para sua estratégia.


O que é Conteúdo Orgânico?

Conteúdo orgânico são conteúdos que visam alcançar sua audiência de forma gratuita, ou seja sem investir dinheiro para impulsionamento em anúncios.

Utilizando essa estratégia você poderá oferecer conteúdo que gere valor ao seu público alavancando automaticamente o branding do seu escritório.

Conteúdos como artigos em blog, postagens em redes sociais, vídeos, ebooks visando esclarecer dúvidas de seus clientes em potencial e educá-los sobre assuntos que você possui domínio. Seja de forma gratuita ou paga, irão ajudar a sua audiência e em troca você será reconhecido como autoridade na área de interesse e terá a oportunidade de alcançar seus clientes os atraindo com conteúdo relevante.


Benefícios

Mas quais são os benefícios de se investir em uma estratégia orgânica?


Custo

Caso esteja começando a investir em Marketing Digital o menor gasto possível para seu escritório é necessário até que o retorno seja satisfatório.

E é claro, devido ao baixo investimento financeiro, a margem de lucro de escritório é maior. Portanto, o custo-benefício do Conteúdo Orgânico é imbatível.

Escalabilidade

Através do engajamento de seus clientes seu alcance pode aumentar cada vez mais, a medida que novos conteúdos de qualidade são produzidos. E quanto mais visitas obtidas menor será o seu custo.

Em contrapartida, nos anúncios pagos no momento que você encerra a campanha paga seu alcance diminui e o custo para manter esse alto alcance pode se tornar inviável dependendo do tamanho do seu escritório ou do retorno obtido.

Relevância

Tanto o Google quanto as redes sociais mostram quando um conteúdo é pago, dessa forma os usuários têm a percepção de que estão tentando vender algo para eles e por esse motivo muitos evitam verificar o conteúdo em questão, gerando desconfiança com o anunciante.

No caso do conteúdo orgânico, passa credibilidade devido a intenção de crescer através de algo que realmente agrega valor a quem está consumindo.

Longevidade

Os resultados de uma boa estratégia orgânica não tem um prazo de validade definido.

Um único conteúdo pode atrair e conquistar um grande número de clientes em um longo período de tempo, o que se torna inviável em uma estratégia paga, visto o custo para manter a campanha ativa de forma contínua.

Vale ressaltar que alguns clientes podem se interessar pelo seu conteúdo no início, porém não podem arcar com o compromisso de contratar seus serviços no momento, se tornando uma referência para o momento oportuno.

Relacionamento

É difícil construir um relacionamento com um cliente através de anúncios pagos, pois isso é algo que leva tempo, e por consequência a confiança também demanda tempo para ser conquistado.

Para este objetivo o conteúdo orgânico é ideal, pois através dele você pode acompanhar o cliente e cativa-lo durante toda a jornada de compra.

Para uma venda imediata o tráfego pago é o mais indicado, mas para manter um relacionamento duradouro a construção de conteúdos relevantes é necessária.


A importância do Marketing de Conteúdo e do SEO

O Marketing de Conteúdo é uma das maiores estratégias do Marketing Digital, podendo ser listada como um dos pilares do consumo de conteúdo digital. E para ter sucesso nessa estratégia é necessário focar em produzir conteúdos interessantes para seu público-alvo.

Para não precisar recorrer a fontes pagas, é de extrema importância entender como o Marketing de Conteúdo funciona e como utilizá-lo de forma adequada para seus objetivos.

Muito utilizado pelo Marketing de Conteúdo, o SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos mecanismos de buscas. Se trata de como facilitar a busca do seu site pelo Google. Sua utilização é indispensável, pois sem a otimização adequada dificilmente seu site receberá o destaque devido pela busca do Google. O que reduzirá bastante seu alcance orgânico.


E como começar a utilizar a estratégia?


1. Defina qual(is) área(s) irá atuar e qual o cliente ideal para seu escritório e as suas características (Persona)

Não adianta produzir conteúdo sem definir quem será atingido por ele e as características que essa persona possui, pois saber o que ela quer e precisa será fundamental para conseguir a atenção sua atenção.

2. Utilize as palavras-chave adequadas

Palavras-chave possuem grande importância tanto para motores de busca quanto para o que será pesquisado pelo potencial cliente, desse modo, escolhendo as palavras certas para o conteúdo produzido, tanto ele quanto o site e redes sociais terão o destaque devido. Trate isso como prioridade sempre!

3. Tenha em mente a importância da descrição dos conteúdos

É permitido, pelo Google, definir de forma independente a descrição que irá aparecer nos resultados da busca de conteúdos pelo mecanismo, e da mesma forma é de grande importância investir em uma descrição interessante para postagens em redes sociais com a finalidade de atrair o público interessado no assunto.

Entenda que descrições interessantes e chamativas se diferem de conteúdos apelativos proibidos pelo Código de Ética da OAB, desse modo é possível redigir descrições que atraiam seu público-alvo seu desobedecer as normas do Código de Ética.

4. Estude as Redes Sociais

Seu potencial cliente está ativo nas redes sociais e através delas ele terá a oportunidade de te conhecer.

Entender como cada rede social funciona e como seus clientes interagem com elas te auxiliará a alcançá-los nesse ambiente e também a como construir a autoridade no meio digital.

5. Mantenha a constância

Dedicar tempo para produzir conteúdo e gerenciar seu site e redes sociais é de extrema importância e manter a constância na realização destas atividades é indispensável para manter o crescimento de forma orgânica, mensurar seus resultados e analisar o que está dando certo ou não.


Notou quantas vezes utilizamos a palavra conteúdo neste artigo? Não negligencie a importância do conteúdo de qualidade. Ele irá te destacar e atribuir relevância no meio digital.


Não tem tempo para planejar, aplicar e gerir essa estratégia? Saiba que a Creative Culture é especialista em Marketing Jurídico e está pronto para te ajudar a alcançar os objetivos do seu escritório!

Saiba mais clicando aqui.


Caio Figueiredo

Profissional em Marketing, se dedica a entender o comportamento humano e suas relações com o mercado de consumo. Consultor na agência de marketing digital jurídico Creative Culture.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *